Registros dos residentes e preceptora do Garcia de Lima

Olá! Como vocês estão?

Nós somos os participantes do projeto na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São João del-Rei (MG), do programa Residência Pedagógica da UFSJ. 


Nosso e-mail: rpbioufsj@gmail.com


24/11/20 - Intervenção sobre Fake News na escola:

O tempo atual vivido em meio à pandemia da COVID-19, nos traz várias exigências de conhecimento científico, o que nos leva a procurarmos informações nos mais diversos meios de comunicação. Dentro desse contexto aparecem as Fake News, que são aquelas notícias falsas que circulam nos grupos de WhatsApp e em outras redes sociais. Como nos defender dessa “chuva” de notícias falsas? Onde devemos buscar as verdadeiras informações? O que é fato ou fake relacionado à pandemia? Diante desse cenário e de todos esses questionamentos, nos veio a motivação para a primeira intervenção do grupo de Residência Pedagógica em Biologia (RP/Bio) na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, através da qual, a partir de uma palestra interativa on line (“live”), tivemos um contato inicial com a comunidade escolar utilizando essa temática: a pandemia da COVID-19 e as Fake News que circulam sobre o assunto.  

Nossa primeira ação visou saber o que os alunos vêm vivenciando sobre essa temática e para tal, abrimos um formulário de inscrição para extrairmos informações básicas sobre o aluno, tais como nome e série que está cursando (visto que a escola possui desde a educação infantil até o ensino médio), além de uma questão sobre quais possíveis notícias falsas os mesmos haviam lido sobre a COVID-19. As questões trazidas foram de extrema importância para nos situarmos onde os alunos e alunas se encontram no contexto atual, nos indicando de que forma deveríamos conduzir a intervenção. 

As atividades de todo o processo da intervenção foram devidamente divididas entre os participantes do grupo RP/Bio Garcia de Lima: a elaboração da pauta da palestra entregue à direção da escola, a confecção do formulário de inscrição dos alunos, a preparação dos slides apresentados, a mediação da live e a realização de um sorteio de um brinde para os alunos participantes fornecido pela loja NewKids Informática de São João del-Rei. Essa organização e divisão de tarefas foram imprescindíveis para que ninguém ficasse sobrecarregado e para que todos aprendessem nesse primeiro contato com a escola. 

Essa primeira intervenção do RP/Bio na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima foi realizada no dia 24/11/2020, às 17:45h, a partir da plataforma Streamyard, sendo transmitida pelo Youtube (disponível em: https://youtu.be/5fwwkr9p8dU), com o título: Fato ou Fake? Como a ciência auxilia no combate às informações falsas sobre a COVID-19 e apresentada pelos residentes: Daniel, Guilherme e Katslaine. A apresentação foi ainda, interpretada em Libras pela professora Musa, da própria escola. Na íntegra, iniciou-se com a presença do vice-diretor da escola, Fransérgio, que deu às boas vindas à comunidade escolar e apresentou dois residentes do grupo, Andrea e Robson, que são ex-alunos da escola. Além disso, foi ressaltado pelo mesmo que a palestra realizada fazia parte da “Semana de Educação Para a Vida”. 

Na primeira parte dessa palestra interativa, apresentamos aos ouvintes, o programa Residência Pedagógica (RP) e o subprojeto Residência Pedagógica em Biologia (RP/Bio), que irá atuar nessa escola durante os 18 meses do programa, mostrando a importância deste para com a formação dos licenciandos em Ciências Biológicas. A escola já é participante de edições anteriores do programa, então, usamos esse início apenas como um cartão de visitas para nos apresentarmos à comunidade escolar. Posteriormente, a temática proposta começou a ser debatida e assim buscamos deixar clara a diferença entre o coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença COVID-19, além de apresentarmos quais eram as formas de transmissão, os sintomas e já elucidamos dois pontos polêmicos que ficam rodeados de Fake News: a possível origem do vírus e a atual inexistência de tratamentos para a doença.

Em sequência, foi em consenso que decidimos dar aos alunos uma atualização sobre o progresso da doença no Brasil, utilizando a plataforma Painel Coronavírus, que é um veículo de informação oficial do país sobre a COVID-19. Para dar um paralelo sobre a realidade mais próxima dos alunos, também trouxemos informações sobre o contexto da doença em Minas Gerais e no município de São João del-Rei, por meio de notícias da região e através da plataforma Sus Analítico, que também é um veículo de informação e transparência governamental sobre a doença.

Assim que toda a contextualização foi feita, partimos para as Fake News, explicando incialmente seu significado e como ela se espalha tão facilmente pelas redes sociais. Depois mostramos uma série de Fake News colhidas pelo próprio grupo de Residentes do Garcia, explicando o porquê dessas notícias serem falsas, sendo que muitas dessas já haviam sido desmascaradas pelo Ministério da Saúde. Essas notícias falsas abordaram uma possível cura para a COVID-19, principalmente por remédios sem comprovação científica de eficácia ou tratamentos caseiros, como café e gargarejo com água e sal. Mas também foram abordados assuntos polêmicos, como a ineficiência do uso de máscaras ou a falta de segurança em usar o aplicativo do SUS para adquirir informações sobre a doença. 

Foi também exposto alguns comentários dos alunos do Garcia de Lima, recebidos através do formulário de inscrição, onde discutimos e desmentimos algumas informações trazidas por eles. O fato de trazermos comentários dos próprios alunos, gerou proximidade entre eles e os residentes que estavam mediando a apresentação, podendo estabelecer a comunicação entre academia e comunidade. 

Ao final da apresentação, expomos o que esperamos para o futuro, dando um foco geral para as vacinas. Abordamos não somente como funciona a produção de uma vacina, a partir dos seus estágios de teste, como falamos das vacinas que estão em mais alto estágio de desenvolvimento e apresentando melhores resultados de eficácia, como as vacinas de Oxford, Moderna, Pfizer e a Sputnik V. 

Com o término da apresentação, foram escolhidas perguntas enviadas pelos alunos e professores que participavam ao vivo para que fossem respondidas ali pelos mediadores. Muitas das dúvidas puderam ser solucionadas naquele momento, entretanto, não houve tempo suficiente para responder todas elas. Assim, os residentes separaram essas dúvidas e as responderam no portal “Fala Garcia!” no Facebook (disponível em: https://www.facebook.com/EEDoutorGarciaDeLima), para que os ouvintes pudessem ter acesso às respostas de suas perguntas.

Cartaz utilizado para divulgação.



14/12/20 - Vídeo aulas PET 7 (com gabarito):

       No início do mês de dezembro, nós, residentes sob supervisão da professora Ana Paula, iniciamos o desenvolvimento de mais uma atividade que foi disponibilizada no dia 14/12/2020. Nos organizamos em duplas para produzir em vídeo, o gabarito comentado do Plano de Estudos Tutorados (PET) volume 7. O domínio de novas ferramentas é um novo desafio em tempos tão atípicos como o que agora enfrentamos com a pandemia. Para alguns de nós foi a primeira experiência produzindo conteúdo em mídias digitais, para tal elaboramos apresentações em PowerPoint e utilizamos a plataforma Loom para a captura de imagens.  

       As duplas responsáveis pela resolução e elaboração do material foram:   

       6° ano do ensino fundamental (EF):  Lidiane e Katislaine; 

       9° ano do EF: Daniel e Sérgio;

       1° ano do ensino médio (EM): Alexsandra e Luana; 

       2° ano EM: Robson e Andréa;

       3° ano EM: Guilherme e Milena.

  O produto final do nosso trabalho agradou a todos os envolvidos e nos mostrou possibilidades quando utilizamos novas ferramentas para nos aproximar dos alunos. Descobrimos na prática como executar uma aula bem diferente do que aprendemos nas nossas disciplinas do núcleo de ensino, por conta da presença das câmeras e ausência da turma no local durante a execução das aulas, que permitiria um feedback em tempo real para saber se nossas explicações estão claras.  Em nossa reunião com grupo de residentes da escola Dr. Garcia de Lima, após a conclusão da atividade, compartilhamos experiencias desse processo de criação, desafios de edição, que ainda é quase um mistério para alguns e, nossas expectativas antes do início. Ao término, ficou evidente que todos gostaram muita dessa experiência e o melhor, aprenderam bastante no processo.

A professora Ana Paula ficou a cargo da divulgação do material, que foi muito bem recebido por professores que depois utilizaram os vídeos com suas turmas.

Abaixo você pode conferir o resultado do nosso trabalho!

https://www.youtube.com/watch?v=oCmEVP9En4k&list=PL-5iM3A-4u81RN4dxDEgGwxbjMbKo0RlX

https://www.youtube.com/watch?v=PTfcNnk6B6k&list=PL-5iM3A-4u80TSPVtTC0w9qWVXWkd6g55

https://www.youtube.com/watch?v=J1coXmrtTB4&list=PL-5iM3A-4u81Kzp0chVIwwcZz0W5n6s0c

https://www.youtube.com/watch?v=NSQcIugVYj4&list=PL-5iM3A-4u80riO-GXOkS_CKA8wiYoQF0

https://www.youtube.com/watch?v=W6o5w6u71Ek&list=PL-5iM3A-4u807JdovXw-a3i4vYbuX_AJ9


08/01/21 - PET Avaliativo (vídeo aulas sem gabarito):

2020 foi um ano atípico para todos nós por conta da pandemia da Covid-19. Por tal razão as escolas e profissionais da educação precisaram propôr alternativas para dar continuidade aos estudos, buscando atender aos alunos com variados perfis. Assim, após os sete (7) Planos de Estudo Tutorado (PET), foi produzida uma 8° edição com objetivo avaliativo, para buscar aferir o aproveitamento dos alunos durante o ano letivo.

           A fim de ajudarmos os alunos, os grupos das três escolas que compõem o programa de Residência Pedagógica produziram vídeo-aulas de orientações e revisões sobre os temas abordados das turmas que são contempladas: 6°, 7º e 9º anos do EF e EM completo.

           Nós, alunos residentes do Garcia de Lima, ficamos responsáveis, sob a orientação da preceptora Ana Paula, por ministrar as vídeo-aulas do 6º ano EF e 2º ano EM; dois grupos de cinco residentes foram formados, com a seguinte formação:

6º ano (EF): Alexsandra                                            2º ano (EM): Daniel

                    Andréa                                                                       Guilherme

                    Luana                                                                        Katislaine

                    Milena                                                                        Lidiane

Robson Sérgio

             Uma vez que os alunos deveriam realizar a entrega dos PETs Avaliativos ao final do mês de janeiro de 2021 para finalizar o ano letivo, e respeitando o recesso de fim de ano, os vídeos foram compartilhados pelas professoras preceptoras por volta do dia 08 de janeiro. Outros professores das áreas de Ciências e Biologia das três escolas, além das que compõem o RP, puderam compartilhar os vídeos com seus alunos também.

             Em reunião posterior à divulgação e utilização dos vídeos, a professora Ana Paula comunicou a nós a satisfação com o vídeo, demonstrando que os mesmos foram de grande proveito para seus alunos e comunicando o agrado que os outros professores do Garcia de Lima tiveram com a nossa contribuição. Ainda, no canal do YouTube, tivemos bons números de visualizações, o que nos levou a crer que muitas alunos acompanharam as explicações dadas para realização do PET Avaliativo.

         Por fim, na reunião com os outros colegas residentes e preceptores, junto ao coordenador, nós compartilhamos as nossas experiências e observações e recebemos o feedback das outras professoras preceptoras acerca do potencial aproveitamento que os vídeos tiveram para os alunos.

               Para melhor organização, uma playlist no YouTube foi criada com todas as vídeo-aulas produzidas. Segue em link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário